HORA DE COLOCAR A SAÚDE EM DIA!

A quem diga que o ano só começa após o carnaval, apesar dessa não ser uma realidade para todos, para aqueles que deixaram para pensar nos cuidados com o corpo e a mente somente após o carnaval, existem algumas considerações importantes a fazer.

 

Na era dos sucos e alimentos “detox”, muitas pessoas que estão utilizando os ditos alimentos para desintoxicar, muitas vezes não sabem como utilizá-los e talvez não tenham certeza de seus benefícios.

 

O que facilita a detoxificação (ou desintoxicação) são sempre os alimentos mais naturais, com pigmentação mais forte como as frutas roxas e amareladas e vegetais verdes escuros que associados entre si, ou com outros ingredientes podem facilitar a eliminação do excesso de radicais livres produzidos principalmente na metabolização de proteínas mais gordurosas e dos alimentos  defumados como os embutidos (presunto, apresuntado e os peitos de peru e de frango).

 

Esses alimentos com poder antioxidante, devem fazer parte do dia a dia nas mais variadas formas, como por exemplo, nos sucos, onde é possível misturar as cores, colocando uma fruta, que pode ser in natura, como também em polpa congelada, como é o caso do açaí que na nossa região não encontramos na sua forma fresca, ou então opções como ameixas, morangos, mangas também podem ser utilizadas. Já como acompanhamento das frutas, a  couve, acelga, hortelã, gengibre e salsinha são excelentes complementos.

 

Não necessariamente esses alimentos precisam estar em sucos, podem ser consumidos diariamente nas refeições de maneira sólida. No café da manhã as frutas são bem vindas, bem como em lanches intermediários. Já as verduras devem estar presentes no almoço e jantar. Alimentos como salsinha, hortelã e gengibre também citados anteriormente, podem fazer parte dos temperos e molhos.

 

Evitar alimentos muito processados ou industrializados, preferindo uma alimentação mais saudável e mais natural, facilita o processo de desintoxicação diária do organismo, dificultando o acúmulo de toxinas, prevenindo doenças. Não espere mais, nosso corpo é único e preservá-lo é fundamental!

 

Vera Lucia Moratelli Warmeling

Nutricionista – CRN10 2631

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

Cidade:

Estado:

Mensagem:

Digite o texto da imagem acima: