PÁSCOA E OS OVOS DE CHOCOLATE, SAIBA MAIS!

Às vésperas da Páscoa, a oferta e procura por chocolates na forma de ovos é muito grande. Isso porque o ovo de chocolate é um dos símbolos dessa data. Usado tanto para presentear, como também é uma forma de agradar ao paladar, já que normalmente são bastante saborosos.

 

São tantas as opções que muitas vezes temos dificuldade na hora de escolher. E como comprar a melhor opção? E qual seria a melhor opção? Para escolher é importante conhecer.

 

Grande parte dos ovos, a maioria eu diria, em sua composição tem chocolate ao leite e podem ser ricos em açúcar e gordura. Para os intolerantes à lactose não é uma alternativa viável, já que possui este açúcar, naturalmente presente no leite.

 

Outro ovo tem como descrição 60, 70% ou até 80% cacau. Estes são ovos que do total de ingredientes que possui, esses percentuais são de cacau. Muitas vezes essas opções não contém o leite, sendo boa alternativa aos intolerantes à lactose e dependendo da situação, até para os alérgicos à proteína do leite de vaca (se não teve contato com algum alimento com leite ou máquina que processa alimentos com leite). São ovos que por conter mais cacau, certamente tem menos açúcar e gordura, o que o torna um ovo mais saudável.

 

Ovos à base de soja também podem estar dentre as opções para os intolerantes à lactose, pois é utilizado extrato de soja em substituição ao leite. Para consumir estes ovos, a pessoa só não pode ser alérgica a soja ou por alguma outra particularidade.

 

Além disso, existem os ovos a base de alfarroba, ou seja, no lugar do cacau, o ingrediente é a alfarroba, com sabor próximo ao cacau, com algumas diferenças, que só degustando para cada um avaliar se é adaptável ao paladar ou não. Esse ovo, além de ser considerado saboroso por muitos, também é uma alternativa aos alérgicos ao cacau.

 

Para as pessoas portadoras de diabetes, os ovos de chocolate 70 a 80% cacau, dependendo do caso pode ser uma opção, ou então as versões zero açúcar, que normalmente em substituição a este ingrediente, tem algum adoçante.

 

Para aquelas pessoas que preferem os ovos com mais proteína, existem as versões de ovo de chocolate proteico. Normalmente essas opções são desenvolvidas por empresas que produzem suplementos utilizados por praticantes de atividade física que usam Whey Protein (proteína do soro do leite) e/ou soja para aumentar o percentual proteico do produto.

 

Todas as opções acima citadas podem conter ou não conter glúten. Para obter essa informação é fundamental que seja observado o rótulo, pois mesmo não contendo ingredientes com glúten, porém se produzido em ambiente que circulam alimentos com glúten não deve ser consumidos por pessoas com a doença celíaca (DC), já nessa situação se o indivíduo apenas não consome glúten por algum outro motivo que não a doença celíaca, não teria problema.

 

Para as mais variadas necessidades e sensibilidades alimentares, ou ainda desejo de cada um, as alternativas no que se refere aos ovos de chocolate para a Páscoa são inúmeras e a sugestão é que se conheça mais a respeito dos diferentes tipos, para que assim cada um possa escolher a opção que mais se adapta as suas individualidades bioquímicas e  seu paladar.

                                          

Vera Lucia Moratelli Warmeling

Nutricionista – CRN10 2631

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

Cidade:

Estado:

Mensagem:

Digite o texto da imagem acima: